segunda-feira, 9 de junho de 2008

Um dia diferente

Como já devo ter dito, essa é a primeira vez em todos 23 anos de história que tive que botar um tipo de gesso e imobilizar alguma parte do corpo. O pior disso tudo é ter que trabalhar e tudo mais. O legal é que eu tenho pessoas que sempre me ajudam, me acompanham e aparentam se preocupar comigo. Bacana.

Bom, mas a experiência que tive hoje foi meio diferente e, de certa forma, até chata. Confesso que se machucar e ter que ir em hospital, trabalho, médico de novo e depois voltar pra casa pode ser algo meio dificil quando não se tem carro em São Paulo. Principalmente, quando seu acessório obrigatório é uma muleta e um pé imobilizado.

Consegui umas caronas aqui, peguei outro táxi ali... porém, não escapei do bendito transporte público. Eu, graças ao bom Deus, consigo andar mas passei por bons bocados ao entrar no micro-ônibus perto de casa. Além de não ter adaptação para quem tem algum tipo de problema, ele é todo apertado e se torna impossível andar pelo corredor.

Depois de ir no hospital, fui pro serviço de metrô. Tenho que admitir que acho o metrô muito bom e considero um dos melhores do mundo, por tudo que já li e por ter presenciado no Canadá como é um metrô de país de primeiro mundo. Mas pra alguém que não está 100% pegar o metrô lá pelas 9 e pouco da manhã... ai ai ai. O problema é entrar no vagão em alguns horários, se torna impossível.

E no fim da tarde, indo pra casa peguei ônibus e metrô novamente. Lotado, OK, normal, já era o esperado. Mas o ruim, é que praticamente nada é confortável e você tem que se ajeitar pra lá e pra cá. Algumas pessoas tentar ajudar, oferecem lugar e tudo mais. O ponto chave é a sensação meio que de 'insuficiência' que se sente e o fato de existirem mais pessoas precisando de lugar dos que os que estão realmente disponível.

Isso pra mim foi um dia. Imagino pra quem vive assim. Ou pior, pra quem além de viver assim, também é sozinho no mundo.

2 comentários:

Unknown disse...

Oi Celso... nossa.. andar de muleta.. e ainda de micro onibus.. so vc mesmo.. doido!

Poucas pessoas param para pensar da mesma forma que vc parou pra pensar somente agora na dificuldade das pessoas com tais deficiências... alias... elas desenvolvem habilidades... q deixa qq um abismado!

Melhoras para vc amigo.. qq coisa.. estamos ai!

bjo!

Unknown disse...

Pergunta capciosa: Vc jpa pensou que existe pessoas que gostam de viver na condição de insuficiência? Constato isso qdo conversei com um sociologo do Nucleo de Estudos de Violência da USP e ele me informou que o n° de reincidente em hospitais é tão alto qto os criminais. bjs. Ludmila